Menu

SAÚDEQualificação de profissionais de saúde fortalece assistência a pacientes diabéticos em todo o Acre

Sesacre e Ufac concluíram primeira turma de curso sobre manejo de lesões nos pés de pessoas com diabetes, capacitando 140 profissionais para reduzir complicações como amputações.

publicidade

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), finalizou nesta terça-feira, 23, a primeira turma do curso Qualificação no Manejo de Lesões nos Pés de Pessoas com Diabetes. O evento ocorreu no bloco de Medicina da Ufac, em Rio Branco, encerrando a etapa presencial de uma capacitação híbrida direcionada a profissionais da rede de atenção à saúde.

O treinamento foi estruturado em três turmas, com 150 vagas ofertadas para trabalhadores da saúde de todo o estado. Desse total, 140 participantes estão completando a formação. A iniciativa busca aprimorar o atendimento a pacientes diabéticos, especialmente em localidades mais afastadas dos centros urbanos.

A diretora de Atenção Especializada e Unidades Vinculadas da Sesacre, Francinete Barros, destacou a relevância da parceria com a Ufac. “A Ufac é uma grande parceira na formação e capacitação, levando conhecimento e entendimento de cada especialidade. Nesse evento de suma importância, é fundamental que os profissionais consigam qualificar ainda mais os serviços oferecidos à população, principalmente nos municípios mais distantes”, afirmou.

Leia Também:  Acre encerra Maio Amarelo com reconhecimento nacional e ação em Rio Branco

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Sesacre, Liliane Maia, o Acre possui cerca de 16 mil pessoas com diabetes cadastradas. “A intenção é que os profissionais estejam preparados para manejar adequadamente as lesões, reduzindo complicações graves, como as amputações”, explicou.

A enfermeira e professora do curso de graduação em Enfermagem da Ufac, Ionar Cosson, enfatizou que a prevenção é um dos focos centrais da capacitação. “O aumento no número de amputações nos preocupa e reforça a necessidade de fortalecer a prevenção na atenção primária. Estamos capacitando os profissionais tanto para a prevenção quanto para o tratamento das lesões já instaladas”, disse.

Leila Monteiro, coordenadora da Atenção Básica de Santa Rosa do Purus, ressaltou a importância do curso para os municípios do interior. “Viemos buscar mais conhecimento, para multiplicar para os demais profissionais do nosso município. É muito bom adquirir novos conhecimentos e poder tratar melhor a população”, concluiu.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade