O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que também é pré-candidato à Presidência da República, formalizou sua inscrição para participar de uma audiência pública organizada pelo governo dos Estados Unidos. O evento está agendado para o dia 6 de julho e tem como foco a proposta de aplicação de uma tarifa extra de 25% sobre mercadorias brasileiras.
Em sua manifestação, o parlamentar afirmou que pretende defender os interesses do Brasil diante da medida. Segundo ele, a iniciativa visa evitar que empresas nacionais sofram com aumento de tributos em um cenário já desafiador. Flávio criticou a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusando-o de não agir para impedir a taxação.
— Vou defender os interesses do povo brasileiro! Vou fazer a minha parte para evitar que empresas brasileiras sejam ainda mais taxadas do que já são com o governo Lula. Como era de se esperar, Lula não move uma palha para evitar que elas sejam tarifadas. E a razão é muito simples: ele acredita que isso pode beneficiá-lo nas urnas em outubro, mesmo que isso custe quebrar as empresas brasileiras — escreveu o senador em suas redes sociais.
A recomendação de aplicar a tarifa de 25% partiu do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR). O órgão concluiu uma investigação que apontou práticas brasileiras consideradas prejudiciais ao comércio americano. O relatório foi divulgado no dia 2 de junho e ainda passará por consultas públicas antes de uma decisão final do presidente Donald Trump.
De acordo com o documento, o governo norte-americano entende que certas políticas adotadas pelo Brasil seriam “irrazoáveis ou discriminatórias” e estariam limitando o fluxo comercial dos EUA. A apuração foi baseada na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, instrumento usado por Washington para examinar práticas de outros países. As informações são do Pleno News.
Fonte: Diário do Brasil Notícias




























