Menu

SAÚDEGrupo de Combate ao Tabagismo do Pronto-Socorro completa um ano e celebra conquistas

Iniciativa do Nast no Pronto-Socorro do Acre ajudou oito servidores a deixarem o cigarro em um ano, promovendo saúde e bem-estar.

publicidade

O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) do Pronto-Socorro do Acre promoveu um encontro de acolhimento e reconhecimento com servidores e familiares participantes do Grupo de Combate ao Tabagismo, que completou um ano de atividades. A ação visou valorizar os resultados positivos obtidos por quem busca abandonar o cigarro, com apoio institucional e acompanhamento especializado.

O Nast atua diretamente na unidade de saúde, oferecendo suporte aos profissionais que enfrentam longos plantões e alta carga emocional. O tabagismo é frequentemente adotado como mecanismo de enfrentamento ao estresse, e o núcleo disponibiliza um ambiente de escuta qualificada e cuidado contínuo para estimular hábitos mais saudáveis. O trabalho inclui busca ativa e conscientização diária.

João Lourenço, técnico em enfermagem do Nast, destacou a importância do grupo: “Estamos aqui em prol da saúde. Muitas pessoas recorrem ao cigarro para lidar com o estresse, e este grupo proporciona vida, saúde e sonhos para os funcionários. Nossa missão é cuidar das pessoas”. Ele atua na identificação e acolhimento de servidores interessados em participar.

Leia Também:  Em benefício do contribuinte, Estado aumenta número de parcelas para pagamento de IPVA em 2026

Em um ano, oito servidores conseguiram abandonar o cigarro. A coordenadora do Nast, enfermeira Jesus Xavier, celebrou os resultados: “É de grande satisfação saber que os servidores têm procurado o grupo em busca de mais qualidade de vida e superação do tabagismo. Nosso objetivo é contribuir para que tenham mais saúde, bem-estar e longevidade”.

Um dos casos de sucesso é o de Fátima Araújo, que deixou o cigarro em três meses após entrar no grupo. Ela começou a fumar aos 12 anos e relatou mudanças positivas: “Consegui ganhar peso, me sinto mais disposta e feliz. Só tenho a agradecer ao grupo e aos profissionais comprometidos com nossa saúde”.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade