Menu

Reconhecimento e legado marcam o encerramento da celebração dos 15 anos do Sisa no Acre

Reconhecimento e legado marcam o encerramento da celebração dos 15 anos do Sisa no Acre. Foto: Uêslei

publicidade

Após a edição comemorativa realizada durante a COP30, em Belém (PA), o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) promoveu, nesta quinta-feira, 11, no Museu dos Povos Acreanos, a celebração local dos 15 anos do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa).

O encontro, voltado para gestores, técnicos, especialistas, pesquisadores e membros da governança do sistema que participaram do processo de criação ainda em 2009, foi marcado por discursos que reforçam o pioneirismo do Acre na construção de uma política ambiental robusta, baseada na proteção da floresta, na valorização das comunidades locais e no fortalecimento da governança e justiça climática.

Reconhecimento e legado marcam o encerramento da celebração dos 15 anos do Sisa no Acre. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Criado em 22 de outubro de 2010, o Sisa tornou-se uma referência por sua política pública pioneira que remunera a conservação da floresta e promove o desenvolvimento sustentável no estado, a partir da valorização dos serviços ecossistêmicos prestados por àqueles que mantém a floresta em pé: ribeirinhos, extrativistas, agricultores e povos indígenas.

Reconhecimento

O ponto alto da solenidade foi a entrega de homenagens a pessoas e instituições que marcaram a trajetória do Sisa ao longo desses 15 anos. Foram reconhecidas contribuições técnicas, políticas, sociais e científicas nas categorias: Institucional, Ouvidoria, Pesquisa e Ciência, Sociedade Civil e Parceiros Nacionais e Internacionais.

Leia Também:  Governadora Mailza Assis participa da Semana do Clima de Londres para fortalecer desenvolvimento
Uma das homenageadas, Andreia Reis (de rosa), chefe de departamento de monitoramento de salvaguardas socioambientais do IMC. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Entre os homenageados estavam representantes do governo do Estado, lideranças indígenas e extrativistas, pesquisadores envolvidos desde a criação do sistema até sua implementação e também no recente processo de atualização que contou com apoio de organizações internacionais parceiras, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Earth Innovation Institute (EII); Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Presidente do IMC, Jaksilande Araújo, agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso da iniciativa. Foto: Uêslei Araújo/Sema

A presidente do IMC, Jaksilande Araújo, agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso do sistema. “É uma imensa satisfação reunirmos pessoas tão queridas e que tanto contribuíram e contribuem para o fortalecimento e aprimoramento desse sistema. Este momento representa muito para os beneficiários do Sisa e para os nossos parceiros, que acreditam que o desenvolvimento sustentável é o caminho para um futuro melhor”, afirmou.

Fonte: Governo AC

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade