A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) promoveu, na manhã desta segunda-feira (22), uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no estado. O evento ocorreu no plenário da Casa e contou com a presença de deputados, pesquisadores, autoridades e representantes do setor agropecuário, que celebraram a contribuição da instituição para o desenvolvimento da agricultura e pecuária acreana.
A homenagem foi proposta por meio do Requerimento nº 50/2026, de autoria do deputado estadual Luís Tchê (PDT). O parlamentar destacou que a Embrapa foi fundamental para transformar o Brasil de importador de alimentos em potência agropecuária. “Ao longo de cinco décadas, a Embrapa tem desempenhado um papel fundamental na transformação da agricultura brasileira, contribuindo decisivamente para que o Brasil deixasse de ser um importador de alimentos para se tornar uma das maiores potências agropecuárias do planeta”, afirmou.
A Embrapa Acre foi criada em 1976 e tem sede em Rio Branco, além de escritório de transferência de tecnologia em Cruzeiro do Sul. A instituição atua em pesquisas voltadas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, com foco em inovação e transferência de tecnologias para produção agropecuária e florestal. Entre as cadeias produtivas beneficiadas estão açaí, castanha-da-amazônia e farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul.
A pesquisadora Cleisa Brasil da Cunha Cartaxo, servidora da Embrapa há 25 anos, destacou a atuação da empresa na pecuária, agricultura familiar e sociobiodiversidade. “Quando a gente fala em floresta, a gente não fala em fechar essa floresta e jogar a chave fora. A gente fala em mostrar que essa floresta é povoada, que existem pessoas que precisam ser incluídas”, disse.
A secretária de Estado de Agricultura, Themillys Silva, representou a governadora Mailza Assis e classificou a atuação da Embrapa como uma “revolução baseada no conhecimento”. Ela destacou os desafios logísticos do Acre e o papel da instituição em conciliar produção e preservação ambiental. “Vocês superam as barreiras do nosso isolamento geográfico e logístico e provam na prática que é possível aliar o desenvolvimento econômico à sustentabilidade”, enfatizou.
Fonte: Agência Aleac




























