Menu

ACREFotojornalista Diego Gurgel expõe mostra Aurora Nubilosa no Tribunal de Contas do Acre

O fotojornalista acreano Diego Gurgel apresentou no Salão Nobre do TCE-AC a exposição fotográfica ‘Aurora Nubilosa’, com registros do fenômeno natural amazônico feitos desde 2009.

publicidade

O fotojornalista acreano Diego Gurgel inaugurou na manhã desta terça-feira, 22, no Salão Nobre do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), a mostra fotográfica intitulada Aurora Nubilosa. A exposição reúne imagens que retratam, com sensibilidade e técnica apurada, um fenômeno natural típico da região amazônica, batizado pelo próprio autor. O evento contou com a presença da presidente da corte, conselheira Dulcinéia Benício, além de fotógrafos, comunicadores, amigos e familiares do artista.

De acordo com Gurgel, o projeto teve origem quando ele foi convidado pelos pesquisadores Alceu Ranzi e Denise Schaan para registrar geoglifos na Amazônia. Durante as expedições aéreas, o fotojornalista começou a observar e fotografar o nascer do sol sobre a floresta. “Eu estava analisando o material e percebi a beleza que o acervo possuía. Essas fotos são maravilhosas, porque exigem não só a técnica do fotógrafo, mas também fatores como o tempo, já que o fenômeno ocorre em um período específico do dia”, explicou.

Os registros foram feitos desde 2009, e a ideia inicial era apenas documentar os geoglifos. No entanto, durante os voos, Diego decidiu capturar a paisagem. “Fiz essas fotos nas primeiras horas do amanhecer, enquanto sobrevoávamos o local”, relembra. Entre as imagens, o fotógrafo destacou sua preferida: um quadro em que a floresta aparece bem preenchida, com raios solares criando silhuetas das copas das árvores, onde o sol toca as folhas e rabisca a paisagem.

Leia Também:  Pesquisa revela quatro novas espécies de formigas no Parque Estadual Chandless, no Acre

A presidente do TCE-AC, Dulcinéia Benício, elogiou o trabalho do fotojornalista e ressaltou sua importância para o estado. “Diego é um presente não apenas para o Acre, mas para o Brasil e o mundo. Neste trabalho, ele conseguiu trazer uma visão diferenciada e sensível da Amazônia e, em especial, da aurora nubilosa”, afirmou. Ela também destacou que a exposição ocorre em um momento oportuno, em que o tribunal debate problemas climáticos que afetam a região amazônica.

A estudante de comunicação Tácila Matos, que também estuda fotografia, esteve presente na mostra e elogiou as imagens. “É um trabalho muito interessante porque registra um momento específico, um dos mais bonitos do dia. O registro passa a sensação de um momento de respiração da natureza. É incrível como a fotografia nos aproxima de paisagens como essa”, comentou. Já Juliane Ferreira, esposa de Diego, celebrou a exposição: “Fico extremamente orgulhosa, porque sei o quanto ele se dedica ao trabalho. A fotografia é mais do que um trabalho, é uma paixão”. A mostra seguirá para outros locais, e interessados em adquirir os registros podem contatar o fotógrafo por meio de suas redes sociais.

Leia Também:  Câmara aprova ensino ambiental adaptado à Amazônia

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade