Nesta sexta-feira (26), os governos da Rússia e da Ucrânia efetuaram uma nova troca de prisioneiros de guerra, resultando na libertação de 320 militares. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa russo.
De acordo com o órgão, 160 soldados russos foram libertados e encaminhados para Belarus, onde receberão cuidados médicos e psicológicos antes de retornarem ao território russo. Do outro lado, a Ucrânia também recebeu 160 combatentes de volta.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que a maior parte dos soldados ucranianos libertados estava em cativeiro desde 2022, após serem capturados em batalhas nas regiões de Mariupol, Zaporizhzhia, Kiev e Sumy. Ele destacou que, desde o início do conflito, mais de 9,5 mil prisioneiros de guerra já retornaram à Ucrânia.
Em maio, Kiev e Moscou haviam acordado em libertar gradualmente mil prisioneiros de cada lado. Contudo, as tratativas para um eventual acordo de paz seguem estagnadas, especialmente após o principal mediador, os Estados Unidos, ter se envolvido em uma guerra com o Irã.
Fonte: Na Hora da Notícia




























