Menu

ACREAcre apresenta experiências em conservação e combate ao El Niño na Semana do Clima de Londres

O governo do Acre participou da Semana do Clima de Londres, onde apresentou iniciativas como a Plataforma Selo Verde e estratégias contra os impactos do El Niño.

publicidade

O governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), esteve presente na Semana do Clima de Londres, realizada entre os dias 22 e 25. O evento é um dos principais fóruns internacionais sobre mudanças climáticas e reuniu governos, organismos internacionais, investidores e especialistas para debater financiamento climático, transição para economia de baixo carbono e soluções para a agenda climática global. A delegação acreana foi composta pelo secretário Leonardo Carvalho e pela assessora superior executiva Silvia Uszacki.

Durante o evento, Carvalho participou de painéis estratégicos nos quais compartilhou experiências do Acre nas áreas de conservação florestal, adaptação climática e mecanismos de financiamento. Um dos destaques foi o painel “EUDR e a China: gerando sinais positivos de mercado para cadeias livres de desmatamento e conversão florestal”, promovido pela Iniciativa do Accountability Framework (AFi), WWF e Fundação Floresta Tropical da Noruega. Na ocasião, o secretário apresentou a Plataforma Selo Verde Acre, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que utiliza imagens de satélite e dados oficiais para monitorar as condições ambientais de imóveis rurais.

Leia Também:  Gefron intensifica combate a crimes na fronteira do Acre com apreensões de R$ 18,2 milhões

Outro painel de relevância foi “A Amazônia e o El Niño – uma tempestade de fogo em 2026”, organizado pelo Ipam e pela Universidade de Oxford. Carvalho detalhou as ações do governo acreano para aumentar a resiliência diante de secas severas, como o monitoramento climático, o Programa de Brigadistas Comunitários e o uso de tecnologias para prevenção e combate a incêndios florestais. O secretário também participou de debate sobre salvaguardas socioambientais e mercado de carbono, promovido pelo PNUD e pela Coalizão de Mercado Voluntário de Carbono (VCM+ Collaborative), onde foram discutidos mecanismos para assegurar integridade ambiental e benefícios sociais.

Além dos painéis, o Acre integrou o Local Climate Action Summit, promovido pela Bloomberg Philanthropies e Under2 Coalition, e participou de diálogos sobre segurança energética, resiliência econômica e financiamento climático. Os encontros contaram com governadores e gestores de diversos países. Leonardo Carvalho destacou que a participação no evento é uma oportunidade para mostrar as soluções concretas do Acre na conciliação entre conservação florestal e desenvolvimento sustentável, além de fortalecer parcerias e atrair investimentos para a agenda climática estadual.

Leia Também:  Confronto entre mulheres e PMs mobiliza moradores em Cruzeiro do Sul

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade