Menu

SAÚDEPrefeitura de Rio Branco realiza 12ª Conferência Municipal de Saúde para debater rumos do SUS na capital

A Prefeitura de Rio Branco abriu a 12ª Conferência Municipal de Saúde nesta quinta-feira (25), reunindo gestores, profissionais, usuários e sociedade civil para definir diretrizes do SUS nos próximos quatro anos.

publicidade

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), deu início nesta quinta-feira (25) à 12ª Conferência Municipal de Saúde. O evento ocorre no auditório do Centro Universitário Estácio Unimeta e segue até sexta-feira (26). A conferência reúne gestores públicos, trabalhadores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes da sociedade civil para debater propostas e definir diretrizes que orientarão as políticas públicas de saúde do município nos próximos quatro anos.

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência se consolida como um espaço de participação popular e controle social, fortalecendo o diálogo entre o poder público e a comunidade. Durante a abertura, o secretário municipal de Saúde e presidente da conferência, Rennan Biths, destacou a importância da integração entre os entes federativos e a participação popular. “O paciente não é do município, não é do Estado nem do governo federal. O paciente é do SUS. Por isso, precisamos atuar de forma integrada, com cada ente cumprindo seu papel, para garantir um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado à população”, afirmou.

Leia Também:  Projeto "Produtor de Água" avança em agenda nacional com participação da Prefeitura de Rio Branco

O promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Glaucio Ney Shiroma Oshiro, também ressaltou a relevância do evento para o planejamento das ações de saúde. “As conferências são fundamentais para definir os próximos quatro anos da saúde pública. É nesse espaço que usuários, trabalhadores, gestores e conselheiros apontam prioridades e ajudam a construir os rumos do SUS. O Ministério Público participa para acompanhar as discussões e contribuir com esse processo democrático”, destacou.

A participação popular foi destaque na abertura. Usuário do SUS e representante do Polo Benfica, Cleyton Nogueira enfatizou a importância do evento. “É aqui que podemos apresentar as necessidades da população e ajudar a definir para onde o SUS deve caminhar. Sou apaixonado pelo SUS porque vejo, na prática, a assistência que ele oferece à minha família e a tantas outras pessoas. Participar desse momento é contribuir para que o sistema continue avançando”, disse. A moradora do bairro Seis de Agosto, Maria Aparecida Cabral dos Santos, também destacou a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre direitos. “Esse é um momento importante para entendermos melhor o que o SUS oferece e como ele cuida das pessoas. A saúde evolui a cada dia, e participar dessas discussões nos ajuda a construir uma sociedade mais consciente e preparada para cuidar da vida”, afirmou.

Leia Também:  Curso sobre Urgências Climáticas é concluído com participação de equipe técnica de Rio Branco

A programação de sexta-feira (26) inclui palestras, debates e grupos de trabalho organizados em eixos temáticos, abordando assuntos como democracia, financiamento do SUS, emergências climáticas, justiça socioambiental, gestão e cuidado integral. Ao final da conferência, serão eleitos os delegados que representarão Rio Branco nas próximas etapas do processo conferencial.

Fonte: Pref. de Rio Branco

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade