O governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta sexta-feira, 26, a segunda reunião da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental (Replag) em 2026. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), em Rio Branco, e teve como objetivo alinhar estratégias e fortalecer a integração entre as áreas de planejamento e orçamento dos órgãos que compõem a administração pública estadual.
Criada pelo Decreto nº 8.686/2021, a Replag reúne servidores dos setores de planejamento e orçamento das administrações direta e indireta. A rede tem a finalidade de articular, integrar e fomentar os processos e instrumentos de planejamento e orçamento, visando à eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas no estado.
Na abertura, o secretário da Seplan, Ricardo Brandão, enfatizou a relevância do planejamento e da responsabilidade na execução e conclusão das ações governamentais. Segundo ele, os servidores têm papel estratégico na consolidação das políticas públicas e no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado. “Precisamos olhar para o futuro, para os grandes processos e projetos que vamos executar, mas também ter a responsabilidade de acompanhar o encerramento deste exercício, avaliar os compromissos assumidos e aquilo que ainda precisa avançar. É um ano desafiador e precisamos manter esse olhar de futuro e estar alinhados com a velocidade das mudanças da sociedade”, afirmou Brandão.
Durante a reunião, a chefe da Divisão de Planejamento da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Elisangela Casas, compartilhou a experiência da instituição no alinhamento do seu Planejamento Estratégico Setorial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa identificou, nas ações e metas já previstas pela PGE, aquelas que contribuem diretamente para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O exemplo serviu como estímulo para que outros órgãos estaduais incorporem os ODS em seus instrumentos de planejamento e fortaleçam as políticas de desenvolvimento sustentável.
Em seguida, o diretor de Captação e Monitoramento de Recursos da Seplan, Alexandre Tostes, apresentou um panorama sobre a captação de recursos para projetos governamentais. Ele abordou requisitos, procedimentos e oportunidades de financiamento, com ênfase na plataforma Transferegov.br, ferramenta federal para gestão de transferências de recursos e formalização de convênios e instrumentos de repasse.
Para encerrar, a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda, expôs o Plano de Ações para a Transição e Eficiência Energética no Acre. A proposta busca modernizar a gestão energética da administração pública estadual, reduzindo custos operacionais, emissões de gases de efeito estufa e a dependência de fontes fósseis. As ações incluem a implantação de geração de energia renovável em prédios públicos, modernização de sistemas elétricos e equipamentos, estruturação da governança energética estadual, capacitação de servidores e monitoramento das emissões de carbono, reforçando o compromisso com a sustentabilidade fiscal, ambiental e institucional.
Fonte: Agência de Notícias do Acre


























