O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) promoveu duas cerimônias de formatura na noite de quinta-feira, 25, nos municípios de Rio Branco e Plácido de Castro. Durante os eventos, 205 alunos receberam certificados de conclusão de cursos técnicos e de qualificação profissional. Os certificados foram emitidos para formandos do curso técnico em Administração, da qualificação profissional em Confeitaria e das oficinas de Bolos e Tortas e Salgados Fritos e de Forno. As capacitações foram ministradas pelos centros do Ieptec João de Deus e de Gastronomia.
Em Plácido de Castro, o curso técnico em Administração, oferecido na modalidade EaD Semipresencial pelo centro João de Deus, registrou índice de conclusão próximo de 100%. A diretora de Ensino do instituto, Mara Lima, destacou o resultado: “A marca do Ieptec, por meio dessa unidade de Plácido, é concluir seus cursos com praticamente zero evasão de alunos. Isso muito nos orgulha”. A formanda Vanessa Paiva expressou gratidão: “Agradeço ao Ieptec por essa oportunidade que foi de fundamental importância. Agora posso dizer que sei como se administra uma empresa”. Já Francélio Mascarenhas, outro formando, afirmou: “Foi muito bom. Quero agradecer a Deus e ao Ieptec pela oportunidade, e parabenizar a todos os colegas pela conquista”. O professor orientador Sierlison Souza ressaltou: “É uma honra fazer parte desse momento tão especial. Friso a importância da modalidade EaD que oportunizou os nossos alunos a ter flexibilidade durante a formação”. Ao todo, 95 estudantes concluíram o curso técnico em Administração.
Em Rio Branco, a cerimônia ocorreu na Escola de Gastronomia da Rede Ieptec, responsável pela qualificação profissional em Confeitaria, com 44 formandas, e pelas oficinas de Bolos e Tortas, com 34 certificadas, e de Salgados Fritos e de Forno, com 32 certificados. As oficinas foram ofertadas por meio de projeto da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). A formanda em Confeitaria Maria Gomes declarou: “Estou muito feliz por receber esse certificado. Saber esse ofício é muito importante para mim que trabalho em uma padaria, já que eu sabia fazer bolo, mas não sabia confeitar e agora eu sei. É um sonho realizado. Sou muito grata”. Ela acrescentou que, com o certificado, poderá expandir seu negócio e aumentar sua renda. Vania Rodrigues, também formanda em Confeitaria, afirmou: “Esse curso nos levou para outro nível de conhecimento, crescimento e autonomia financeira. A nossa turma não teve desistência, perseverou e chegou até aqui. É uma honra receber esse certificado”. O curso de confeiteira integra o programa Mulheres Mil e foi realizado em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE).
O presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, comentou sobre o significado das solenidades: “A formatura é o ápice das nossas ações e refletem o resultado do trabalho árduo e contínuo das nossas equipes. Para nós, entregar esses certificados significa muito mais que um momento de conclusão de curso, simboliza a coroação de todo um processo realizado com muito trabalho e excelência”.
Fonte: Agência de Notícias do Acre


























