Menu

ACREEstudante de Cruzeiro do Sul representará o Acre no Jovem Senador 2026

Yasmin da Silva Freitas, do Colégio Militar Dom Pedro II, venceu o concurso de redação e irá a Brasília em agosto.

publicidade

A estudante Yasmin da Silva Freitas, do Colégio Militar Dom Pedro II, em Cruzeiro do Sul, foi a vencedora do Concurso Jovem Senador 2026 no Acre. Ela representará o estado durante a Semana de Vivência Legislativa, promovida pelo Senado Federal, entre 17 e 21 de agosto. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE).

Yasmin conquistou o primeiro lugar no concurso de redação, cujo tema foi “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”. A premiação inclui passagens aéreas e um troféu, além da oportunidade de participar de atividades no Senado. Os professores orientadores também recebem viagem, hospedagem, alimentação, notebook e certificado.

O segundo lugar ficou com Emily Lima de Araújo, da Escola Dom Júlio Matioli, em Sena Madureira, e o terceiro com Tauana Izabel Bezerra da Silva, da Escola Juarez Ibernon, em Cruzeiro do Sul. As escolas das duas últimas colocadas receberam exemplares da coleção de livros do Senado Federal.

O Programa Jovem Senador tem como objetivo estimular a reflexão de estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de ampliar o conhecimento sobre o Legislativo. No Acre, a iniciativa é coordenada pelo Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae) e pela Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis, da SEE.

Leia Também:  Mailza entrega equipamentos hospitalares e reforça investimentos na saúde

Segundo a chefe da Divisão de Assessoramento Escolar, professora Euresty Abreu, o engajamento das escolas e orientadores foi essencial para o sucesso. “A participação efetiva de cada escola foi fundamental para o fortalecimento e o êxito do programa. Destacamos o trabalho dos professores orientadores, cuja dedicação incentivou os estudantes à pesquisa e ao desenvolvimento da consciência cidadã”, afirmou.

Durante a Semana de Vivência Legislativa, os selecionados participam de debates, palestras e simulações do trabalho parlamentar. A presença integral é requisito para recebimento das premiações. Desde 2008, o Acre já teve diversos representantes no programa, como listado pela SEE.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade