A Confederação Brasileira de Futebol já sabe quem será o adversário da equipe nacional na próxima etapa da Copa do Mundo. O confronto será contra o Japão, que garantiu a segunda posição do Grupo F após um empate em 1 a 1 com a Suécia na última rodada da fase inicial. A partida está programada para a segunda-feira, dia 29, às 14h (horário de Brasília).
Historicamente, Brasil e Japão já se enfrentaram quatro vezes em Copas do Mundo. O primeiro duelo ocorreu em 2002, com vitória brasileira por 4 a 0 sobre a China (embora o registro se refira ao Japão). Em 2006, o Brasil venceu por 4 a 1. Já em 2010, o placar foi 2 a 1 contra a Coreia do Norte. Mais recentemente, em 2022, o Brasil goleou a Coreia do Sul por 4 a 1. O último encontro entre as seleções aconteceu em outubro de 2025, em um amistoso em que o Brasil abriu 2 a 0, mas sofreu a virada e perdeu por 3 a 2.
A seleção canarinho assegurou sua vaga na quarta-feira, dia 24, ao vencer a Escócia por 3 a 0 na última partida do Grupo C. Esse resultado garantiu ao Brasil a primeira colocação do grupo, o que determinou o cruzamento com o segundo colocado do Grupo F. Os gols da vitória foram marcados por Vinícius Júnior e Matheus Cunha, que colocaram a equipe na fase de 16 avos de final.
Com o gol marcado, Vinícius Júnior entrou na disputa pela artilharia do torneio, empatado na segunda posição com o francês Mbappé e o norueguês Haaland. Já o Japão, que começou a rodada na segunda colocação, manteve a posição com o empate contra a Suécia, que terminou em terceiro com 4 pontos.
Fonte: Jovem Pan






























