Menu

SINAFOGOGoverno do Acre compartilha experiências durante 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo

Representantes do Acre apresentaram no Sinafogo as ações da Operação Fogo Controlado e do Gabinete de Crise, destacando-se como referência nacional em prevenção e combate a incêndios florestais.

publicidade

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), marcou presença no 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo (Sinafogo), realizado entre os dias 24 e 26 de julho em Brasília (DF). O evento, sediado no auditório Paulo Nogueira Neto, no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), teve como tema central as ações estratégicas para implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF), instituída pela Lei nº 14.944/2024.

A engenheira florestal Ylza Lima, representante da Sema, destacou a importância da integração entre instituições diante dos eventos climáticos extremos recentes. Ela explicou que o Gabinete de Crise e o Grupo Operacional de Comando e Controle do estado têm priorizado medidas preventivas, como o monitoramento meteorológico e a preparação de equipes para emergências, visando mitigar os impactos de fenômenos como o El Niño.

O major Freitas, do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, apresentou a Operação Fogo Controlado, força-tarefa coordenada pelo CBMAC que atua na prevenção, fiscalização e combate a incêndios florestais e urbanos durante o período de estiagem. Segundo ele, nos últimos cinco anos a operação consolidou o Acre como referência nacional, com resultados expressivos no enfrentamento aos incêndios.

Leia Também:  Acre está entre os três estados com mais internações por acidentes de trânsito com álcool

O primeiro-tenente Castelo Branco, coordenador dos brigadistas florestais da Sema, ressaltou que a participação no Sinafogo permite o intercâmbio de experiências e o aprimoramento das estratégias estaduais. Ele afirmou que as discussões no simpósio fortalecem a implementação da PNMIF e contribuem para aperfeiçoar as ações executadas no Acre.

O evento contou com palestras e painéis de especialistas de todo o país, abordando governança, prevenção, monitoramento, combate a incêndios, meteorologia aplicada ao manejo do fogo e impactos econômicos das políticas públicas na área. A participação do Acre reforça o alinhamento do estado às diretrizes nacionais de manejo integrado do fogo.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade