O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta sexta-feira que o Brasil deve aumentar os investimentos na área de defesa e elaborar um plano estratégico de longo prazo para as Forças Armadas. A afirmação foi feita durante a cerimônia de lançamento e batismo da Fragata “Cunha Moreira”, em Itajaí (SC).
Lula justificou a necessidade de preparação diante de um cenário internacional que considerou instável. Segundo ele, o país não pode ser surpreendido por eventos imprevistos. O presidente citou declarações recentes do presidente dos Estados Unidos sobre a Groenlândia, o Canadá e o Canal do Panamá como exemplos de ameaças potenciais.
— Eu não quero guerra, mas também não quero ser pego de surpresa. Não quero constatar que não tenho nada. Preciso me cuidar. Há muitos malucos no mundo. Agora mesmo, o presidente americano quer tomar a Groenlândia, o Canadá, o Canal do Panamá. Onde estamos nós? — questionou.
O presidente enfatizou a importância de construir um projeto estratégico de defesa e de alocar recursos para sua implementação. Ele afirmou que o tema fará parte de seu programa de governo.
— Tenho dito em todas as conversas com meus comandantes: precisamos construir um projeto estratégico e ter dinheiro para colocá-lo em prática. A defesa fará parte do meu programa de governo — declarou.
Lula também criticou a abordagem atual, que considera limitada à reposição de equipamentos obsoletos. Para ele, a defesa deve ser tratada como prioridade nacional, especialmente para um país do porte do Brasil.
— Não é possível que um país do tamanho do Brasil não coloque a defesa como algo urgente e prioritário. Não podemos discutir defesa apenas repondo o que estragou. Precisamos definir que país queremos e que defesa é necessária para garanti-lo — concluiu.
Fonte: O GLOBO




























