A Prefeitura de Capixaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou na manhã desta segunda-feira (22) a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro ocorreu na Igreja Batista de Capixaba, com início às 7 horas, e reuniu autoridades, profissionais da saúde, conselheiros e membros da comunidade para discutir diretrizes para a saúde pública local. O tema central foi ‘Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil’.
A programação incluiu palestras, debates e grupos de trabalho que abordaram tópicos como fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, ampliação do acesso a serviços, financiamento do SUS, valorização dos profissionais e estímulo à participação popular. As propostas elaboradas serão encaminhadas para a etapa estadual da Conferência de Saúde, subsidiando a formulação de políticas públicas.
A mesa de honra foi composta pelo vice-prefeito Amilton Costa, representando o prefeito Manoel Maia; o secretário municipal de Saúde, George Eduardo; o presidente do CMS, David Gomes; a conselheira estadual de Saúde, Ana Nunes; a palestrante Marielle Silva; a representante dos usuários do SUS, Josuane Kalonine; e os vereadores Richard Lima, Ângela D’Paula e William Tessinari. As autoridades destacaram o compromisso conjunto entre Executivo, Legislativo e sociedade civil na melhoria da saúde municipal.
Em seu discurso de encerramento, o secretário George Eduardo afirmou que a conferência é um instrumento de gestão participativa, permitindo contribuições diretas de profissionais, usuários e sociedade. O vice-prefeito Amilton Costa reiterou o apoio da administração municipal ao diálogo com a comunidade, ressaltando a importância de coletar propostas para avanços contínuos. O vereador Richard Lima enfatizou o papel do Legislativo no apoio a iniciativas que fortaleçam o SUS e melhorem a qualidade de vida.
A conferência contou com apoio do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde, Governo Federal, Governo do Estado do Acre, Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE), Conselho Estadual de Saúde (CES/AC) e Centro Municipal de Saúde. A realização do evento reafirma a aposta da gestão municipal em um modelo participativo e transparente, integrando poder público e sociedade na construção de políticas de saúde mais eficientes e humanizadas.
Fonte: Pref. Capixaba



























