Menu

ACREPrefeito de Brasiléia defende integração na fronteira durante fórum regional

Carlinhos do Pelado participou do Fórum de Desenvolvimento Regional em Brasiléia, que debateu a Rota Quadrante Rondon e a integração entre Brasil, Bolívia e Peru na faixa de fronteira.

publicidade

O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, acompanhado da secretária municipal de Planejamento, Goreth Bibiano, participou nesta segunda-feira (22) do Fórum de Desenvolvimento Regional: “Rota Quadrante Rondon – Trecho Acre: desafios da integração na faixa de fronteira”. O evento ocorreu no Senac de Brasiléia e reuniu representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de autoridades da Bolívia e do Peru, instituições de pesquisa, universidades, organizações da sociedade civil e representantes do setor produtivo.

Entre as autoridades presentes estiveram o secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão; o presidente do Parlamento Amazônico, deputado estadual Afonso Fernandes (União Brasil), representando os nove estados da Amazônia Legal; e a chefe do Consulado da Bolívia no Brasil, Daniela Vélez. O fórum foi promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre.

O encontro teve como objetivo fortalecer o debate sobre integração regional, logística, governança territorial, inovação e desenvolvimento econômico sustentável na faixa de fronteira acreana. Durante a programação, foi lançado o documento “Bases para o Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIFF) do Acre”, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), que reúne estudos técnicos e propostas para o fortalecimento da integração e do desenvolvimento da região.

Leia Também:  OCA de Brasileia celebra três anos e ultrapassa 145 mil atendimentos

Um dos destaques do evento foi a mesa-redonda sobre a Rota Quadrante Rondon – Trecho Acre, iniciativa do governo federal que integra uma das cinco Rotas de Integração Sul-Americana. A proposta reforça o potencial estratégico do Acre como elo entre Brasil, Bolívia e Peru, ampliando as conexões comerciais e logísticas com os mercados do Oceano Pacífico.

O prefeito Carlinhos do Pelado ressaltou a importância do encontro e do fortalecimento das relações entre os países que compartilham a faixa de fronteira. “Brasiléia e Cobija são cidades-gêmeas reconhecidas pelo Governo Federal e possuem uma relação histórica, econômica e social muito forte. Este fórum é importante porque fortalece o intercâmbio e a integração entre Brasil, Bolívia e Peru, criando oportunidades para o desenvolvimento regional. Além disso, mais de oito mil estudantes brasileiros atravessam diariamente a fronteira para cursar Medicina nas três universidades bolivianas, demonstrando que essa integração já faz parte da realidade da nossa população. Precisamos continuar trabalhando para ampliar a cooperação na segurança, as oportunidades e fortalecer essa parceria entre os países vizinhos”, destacou.

Leia Também:  Gonzaga cobra reforço da PF na fronteira do Acre

A expectativa é que a articulação entre os governos federal, estadual e municipal, juntamente com o setor empresarial e instituições parceiras, contribua para a atração de investimentos, geração de empregos e ampliação das perspectivas de crescimento sustentável para toda a região de fronteira do Acre.

Fonte: Pref. Brasiléia

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade