O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, na sexta-feira, 20, as primeiras sessões extraordinárias de 2026 do Conselho Superior e do Colégio de Procuradores de Justiça. As reuniões marcaram a abertura oficial dos trabalhos dos órgãos colegiados neste ano e estabeleceram as diretrizes iniciais da atuação para o período.
Durante os encontros, foram aprovados os calendários das sessões ordinárias de ambos os colegiados. A definição prévia do cronograma tem como objetivo conferir maior previsibilidade às pautas e garantir regularidade na apreciação dos processos.
As primeiras sessões também foram marcadas por manifestações de boas-vindas à nova gestão, com votos de êxito na condução dos trabalhos do procurador-geral de Justiça, da corregedora-geral e dos novos membros do Conselho Superior, que tomaram posse em janeiro.
O procurador-geral, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, que preside o Conselho Superior e o Colégio de Procuradores, agradeceu as manifestações e enfatizou a importância da atuação harmônica entre os membros. Ele destacou a relevância dos órgãos colegiados como espaços de debate qualificado, de construção coletiva e de decisões estratégicas.

“Que seja um ano de trabalho produtivo, marcado pela manutenção de um diálogo permanente, baseado no respeito, na cooperação e na construção coletiva. Nosso foco seguirá na tomada de decisões responsáveis, voltadas ao fortalecimento do Ministério Público e à prestação de um serviço cada vez mais qualificado à sociedade acreana”, afirmou.
A corregedora-geral, procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo, também destacou a expectativa de um trabalho produtivo e alinhado às atribuições institucionais. “Dou boas-vindas aos meus pares e desejo a todos nós um ano de trabalho bastante profícuo”, enfatizou.
Entre os pronunciamentos, a ouvidora-geral, procuradora de Justiça Kátia Rejane de Araújo, ressaltou a importância da união institucional. “O Ministério Público se fortalece quando seus membros caminham unidos, com propósitos comuns e respeito mútuo. É exatamente nessa atmosfera que vamos continuar avançando”, declarou.
Também se manifestou o assessor de Relações Institucionais, procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes, que desejou êxito à nova gestão. “Desejo uma gestão marcada por êxitos e sucesso. Tranquiliza-nos saber que a bússola que sempre guiou nosso procurador-geral foram os ensinamentos e o exemplo do saudoso e inesquecível amigo Jeronymo D’Albuquerque, seu pai. Ao Dr. Oswaldo e à Dra. Patrícia, deixo meus votos de uma excelente gestão e me coloco à disposição para contribuir no que me couber”, disse.
Fotos: Diego Negreiros
Fonte: Ministério Publico – AC




























