Menu

POLÍTICAAlcolumbre: “Não tenho o que esperar do governo” Lula em meio à tensão

Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado, diz ‘nada esperar’ do governo Lula. Tensão cresce após rejeição de Jorge Messias ao STF. Há esforços de reaproximação.

publicidade

Em um cenário de crescente tensão na Praça dos Três Poderes, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), declarou nesta quarta-feira (6) que “não tem o que esperar do governo”. Questionado por jornalistas sobre suas expectativas em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Alcolumbre foi taxativo: “Tenho que esperar alguma coisa? Não tenho o que esperar”.

A relação entre Lula e Alcolumbre deteriorou-se significativamente após a indicação do então advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O senador defendia a tese de que deveria ter influência no processo, preferindo o nome de Rodrigo Pacheco (PSB-MG).

O ponto alto do desentendimento foi a rejeição de Messias no plenário do Senado, com uma margem de sete votos a menos do que os 41 necessários para aprovação. A articulação que derrubou a indicação reuniu bolsonaristas, liderados pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e o próprio presidente do Senado, que atuaram ativamente para consolidar a derrota do governo.

Apesar do atrito, o Executivo busca uma reaproximação com Alcolumbre, especialmente considerando a possibilidade de indicar um novo nome para o Supremo ainda no atual governo. A CNN revelou que Lula planeja se reunir com o senador amapaense na próxima semana, mas, antes, escalou dois integrantes da Esplanada dos Ministérios para retomar o diálogo: José Guimarães (Secretaria de Relações Institucionais) e José Múcio Monteiro (Defesa).

Leia Também:  Peru: apuração lenta revela diferença mínima entre Sánchez e Fujimori

Os dois ministros se reuniram na manhã de terça-feira (5) na residência oficial do Senado. Segundo interlocutores de ambos relataram à CNN, o encontro abordou possíveis gestos a serem feitos por ambos os lados para distensionar o ambiente político entre o Palácio do Planalto e o Senado. O presidente Lula havia se reunido com Múcio na véspera e foi informado sobre o encontro.

Na manhã desta quarta-feira, um evento de celebração dos 200 anos da Câmara dos Deputados, no plenário Ulysses Guimarães, contou com a presença dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre, e do STF, Edson Fachin. No entanto, o presidente Lula optou por não comparecer à sessão solene, preferindo participar de um evento no Planalto para receber as cartas credenciais de sete embaixadores que iniciarão suas atividades no Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade