Menu

ACREPrefeitura de Cruzeiro do Sul participa de capacitação sobre saneamento para indígenas do Juruá

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, via SEMEIA, participou de qualificação sobre saneamento ambiental indígena promovida pelo DSEI Alto Rio Juruá, reunindo agentes de 11 etnias.

publicidade

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMEIA), integrou nesta quinta-feira, 25, a Qualificação sobre Saneamento Ambiental Indígena, promovida pelo Serviço de Saneamento Ambiental Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Juruá (DSEI/ARJ). O evento ocorreu no Centro Diocesano e contou com a participação de agentes indígenas de saneamento e técnicos de vários municípios da região.

Estiveram presentes representantes de 11 etnias: Katukina/Noke Koi, Nukini, Naua, Puyanawa, Shawandawa, Jaminawa Arara, Ashaninka, Kaxinawá, Yawanawá, Shanenawa e Madijá. Os participantes vieram dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Tarauacá e Feijó. A iniciativa tem como objetivo fortalecer ações de educação ambiental, gestão de resíduos sólidos e preservação dos recursos naturais em comunidades indígenas.

Durante a programação, foram discutidos temas como saneamento ambiental, manejo adequado de resíduos sólidos, conservação dos recursos hídricos, manutenção de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e preservação ambiental. A equipe da SEMEIA ministrou palestra sobre destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos, destacando a importância de adoção de práticas sustentáveis nas aldeias.

Leia Também:  Cruzeiro do Sul mantém unidades de saúde e farmácia central abertas no feriado de Corpus Christi

A secretária municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Edna Fonseca, ressaltou a relevância da parceria e das atividades realizadas. “Como parte das ações práticas da capacitação, em parceria com o Departamento de Limpeza da Secretaria Municipal de Obras, promovemos uma oficina de confecção de vassouras a partir de garrafas PET reutilizadas. A atividade demonstrou uma alternativa sustentável para o reaproveitamento de resíduos plásticos nas Terras Indígenas, contribuindo para a redução do descarte inadequado desses materiais nas aldeias”, afirmou.

Fonte: Pref. Cruzeiro do Sul

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade