Menu

RIO BRANCOPrefeitura de Rio Branco lança Política Municipal de Gestão de Riscos

Evento no Museu dos Povos Acreanos marcou o início da política que visa fortalecer a governança, a integridade e a eficiência na administração municipal.

publicidade

A Prefeitura de Rio Branco oficializou, nesta segunda-feira (22), a Política Municipal de Gestão de Riscos durante cerimônia no Auditório do Museu dos Povos Acreanos. A medida busca aprimorar a governança pública, a integridade institucional e a eficiência administrativa no âmbito municipal.

O evento contou com a participação de servidores, representantes das Unidades de Controle Interno (UCIs), gestores e secretários municipais. A programação incluiu a apresentação dos princípios, objetivos e diretrizes da nova política, que orientará a identificação, avaliação, tratamento e monitoramento de riscos nos processos organizacionais.

De acordo com a administração municipal, a política tem como finalidade apoiar a tomada de decisões, fortalecer os controles internos, prevenir falhas e irregularidades, além de contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da gestão. A expectativa é promover maior segurança, transparência e eficiência na prestação dos serviços públicos.

O auditor-chefe da Controladoria-Geral do Município (CGM), Oscar Vareda Moreira Neto, destacou a importância da iniciativa. “A Gestão de Riscos é uma ferramenta essencial para a administração pública moderna. Com esta política, o Município fortalece sua capacidade de antecipar desafios, prevenir problemas e tomar decisões mais seguras e eficientes”, afirmou. Segundo ele, trata-se de uma mudança de cultura organizacional que impacta diretamente a qualidade dos serviços e a proteção dos recursos públicos.

Leia Também:  Prefeitura de Rio Branco avança com 50% das obras do novo Mercado Elias Mansour

A implementação será gradual e integrada, com suporte técnico da CGM e envolvimento das secretarias e demais órgãos municipais. As Unidades de Controle Interno terão papel estratégico no acompanhamento e disseminação das práticas de gestão de riscos. Com a iniciativa, a Prefeitura de Rio Branco reforça o compromisso com governança, transparência, integridade e controle interno, alinhando-se às melhores práticas do setor público brasileiro.

Fonte: Pref. de Rio Branco

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade