A Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou nesta quinta-feira, 25, a distribuição de novos contêineres para armazenamento de resíduos sólidos em diversos pontos da cidade. O prefeito Zequinha Lima acompanhou a apresentação dos equipamentos no galpão da Prefeitura, ao lado dos secretários municipais de Obras e de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade. A ação integra as atividades do mês do meio ambiente e visa oferecer melhores condições para o descarte correto do lixo, contribuindo para uma cidade mais limpa e organizada.
De acordo com o prefeito, a instalação dos contêineres reforça o trabalho permanente das equipes de limpeza urbana e coleta de resíduos. “Hoje estou com a nossa equipe de limpeza, meio ambiente e obras, onde vamos estar distribuindo nesses próximos dias aproximadamente 100 contêineres para melhorar o armazenamento do lixo dos moradores. Queremos mostrar uma cidade cada vez mais limpa e bonita”, afirmou Zequinha Lima.
O secretário municipal de Obras, Carlos Alves, explicou que parte dos equipamentos já foi instalada e que a cobertura será ampliada nos bairros. “Estamos incluindo áreas que precisam de substituição dos equipamentos antigos e locais que ainda não possuem esse serviço”, disse. Segundo ele, a coleta de lixo no município ocorre diariamente, inclusive à noite, nos finais de semana e feriados. Entretanto, “ainda enfrentamos situações em que parte da população não colabora, deixando resíduos fora dos contêineres, sobre as tampas ou ao redor das caixas”, acrescentou.
A secretária municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Edna Fonseca, destacou a importância da conscientização para o descarte adequado. “Esses contêineres são pontos de apoio para o descarte do lixo e não pontos de descarte irregular. Muitas vezes as pessoas colocam os resíduos de forma inadequada, sem fechar corretamente as sacolas ou até mesmo deixam o lixo fora das caixas. Isso facilita a ação de animais, espalha resíduos pelas vias públicas e contribui para a proliferação de ratos, urubus e outros problemas que afetam a saúde pública”, alertou.
A gestão municipal também ressaltou que a ação integra um conjunto de medidas voltadas ao meio ambiente, buscando reduzir impactos ambientais e promover qualidade de vida. “Todos têm direito a um ambiente limpo e saudável, mas também têm o dever e a responsabilidade de contribuir para a sua preservação. O poder público está fazendo sua parte, mas a participação da população é fundamental para manter nossa cidade limpa”, concluiu Edna Fonseca.
Fonte: Pref. Cruzeiro do Sul



























